segunda-feira, 30 de março de 2009

Telas que ensinam: mídia e aprendizagem do cinema ao computador - Samuel Pfromm Netto

Telas que ensinam: mídia e aprendizagem do cinema ao computador - Samuel Pfromm Netto

Fichamento: Thiago Altafini

Cap 5 - A Odisséia do Cinema Educativo

- A maior parte dos filmes produzidos nos primeiros anos da história do cinema, todos de brevíssima duração, era de caráter documental: vistas de cidades e locais interessantes, pessoas famosas, o mar, o trem, dançarinos, ginastas.
Essas fitas ingênuas dos primeiros tempos são consideradas antecedentes do cinema educativo.
A história do cinema documental e do cinema educativo se confundem, no exterior e no Brasil.


Pioneiros do filme educativo:

- Primeiro filme para uso médico: Demonstração do uso do gás do riso para a extração de um dente, pelo Dr. Colton.

- 1898 - Paris - Cirurgia realizada pelo Dr. Doyen

- 1906 - Já se discutia em na França o uso do cinema para fins educativos.

- 1910 - O tema foi debate no congresso internacional de educadores em Bruxelas. Inicio da expansão.
- Disponíveis catálogos especializados em filmes educativos em todo EUA. TODOS FILMES SILENCIOSOS.


Primórdios do cinema educativo no Brasil

- 1896 - O cinema chega ao Brasil em 1896 nas respectivas cidades do Rio, SP, Piracicaba, Campinas, Porto Alegre.

- 1897/1898 - As primeiras "atualidades" filmadas no Brasil (Rio e São Paulo) por pioneiros como Cunha Salles, Vittorio de Majo e Alfonso Segreto, podem ser consideradas como precursoras do cinema educativo no Brasil, mesmo sem registro em instituições de ensino.

- 1910 - Nascimento da filmoteca do Museu Nacional no RJ - pioneirismo no uso do cinema na educação.

- 1912 - Roquette-Pinto filma na Rondônia os índios Nambiquaras.

- 1929 - Fernando de Azevedo provém todas escolas primárias do Rio de Janeiro de projetores cinematográficos e institui o emprego do cinema educativo. Isto também acontece em SP.

- 1936 - INCE - Instituto Nacional do Cinema Educativo - atuação fecunda na produção, distribuição, projeção, e divulgação do cinema educativo no Brasil.

- 1943 - INCE - acerco de 257 filmes produzidos no Instituto e 308 estrangeiros, com várias cópias circulando pelo Brasil.


Filmes para educação do povo: o sonho de Edison

- Filme educativo: a denominação abrange os filmes instrutivos do tipo "como fazer", os filmes para estudo na sala de aula, os filmes documentários sociais, os filmes científicos, os filmes para debates, os cine-jornais e os cine-magazines, assim como muitos filmes produzidos para fins de relações públicas, treinamento e até publicidade, abrangendo a quase totalidade dos filmes de não-ficção. (Star, C. - 1950)

- 1923 - cinema mudo - Eastman Kodak lança no mercado a primeira câmera cinematográfica de 16mm.

- 1928 - Eastman Kodak inicia a produção comercial de filmes educativos
- Expansão da produção e distribuição de filmes educativos através de empresas como Encyclopaedia Britannica, Mc-Graw Hill, Film Inc, Time-Life Films, Coronet e outras.

- 1930 - A bitola 16 mm se impôs como adequada a filmes de ensino e científicos.

- 1960 - Surgimento do super 8 sonoro e sua consequente utilização no cinema educativo.

- "Os cinemas científico e médico compõem uma categoria especial do cinema educativo e documental. Recorrem a meios como a microcinematgrafia, as cinematografias infravermelha, ultravioleta e de raios X, a animação, e dispositivos e equipamentos específicos, como os empregados em filmagens no interior de cavidades do corpo (endocinematografia)".


Fundamentos do ensino por meio do cinema

- Desde o principio do cinema pesquisas são realizadas por especilaistas sobre o uso do cinema na educação.

- Hoban Jr. e van Ormer: revisão crítica das pesquisas - " Instructional Film Research Program" - Pennsylvania State University - conclusões:

1 - Valor dos filmes educativos:
a - as pessoas aprendem por meio dos filmes;
b - quanto mais adequado o uso mai efetiva a aprenizagem;
c - filmes educativos esimulam outras atividades de aprendizagem;
d - facilitam o pensamento crítico e a solução de problemas;
e - filmes apropriados são equivalentes a professores médios

2 - Princípios que determinam a influência dos filmes educativos:
a - princípio do refoçamento: os filmes são mais influentes dependendo do conhecimento prévio do espectador sobre o assunto;
b - princípio da especificidade: a influência de um filme é mais específica do que geral;
c - princípio da relevância: a influência do filme é maior quando o conteúdo é relevante para a audiência;
d- princípio da variabilidade da audiência: a influência de um filme varia de acordo com: "alfabetização cinematográfica", inteligência abstrata, educação formal, idade, sexo, experiência prévia, preconceito e predisposição;
e - princípio da primazia visual: a influência de um filme é maior de acordo com o vigor de sua apresentação visual
f - princípio do contexto icônico: resposta seletiva da audiência, de acordo com o familiar e significante do contexto icônico da ação;
g - princípio da subjetividade: a influência de um filme é ms eficiente quando seu conteúdo se apresenta de forma subjetiva para o espectador;
h - princípio do ritmo de desenvolvimento: o ritmo mais lento de um filme educativo é mais eficaz em termos de aprendizagem;
i - Princípio das variáveis de ensino: a influência de um filme é determinada pelo nível qualitativo da educação formal do espectador;
j - Princípio da liderança do professor: qualidade que afeta a influência de um filme.

3 - Observaçãoes Gerais
a - Quando a aprendizagem necessária e desejada depende de uma base de experiência possuída só de modo muito limitado pelo aprendiz, as vantagens do filme sobre outros meios de ensino são mais evidentes, particularmente quando se trata de ensino rápido e de massa;
b - A influencia de um filme geralmente é menor do a influência antecipada deste;
c - É fundamental elaborar o filme educativo para tal propósito, não meramente "artísticos";
d - È essencial que todas pessoas envolvidas no processo educativo contribuam para o filme, não apenas o produtor.

Cinema educativo na "belle epoque"

- O cinema nasce como cinetífico e educativo. O primeiro capítulo da história do cinena educativo aconteceu antes mesmo da invenção câmera cinematográfica.

- 1872 - 1882 -
Inglaterra: Muybridge - locomoção animal e humana.
França: Marey - fsiologista e médico - apresentação da primeiras filmagens em película na Academia de Ciências de Paris - 1885

- 1874 - Jansen - "Revólver fotográfico" - registro da passagem de vênus pelo disco solar.

- Afirmação do cárater educativo da maior parte da produção do cinema primitivo do final do século XIX e início do XV.

- Thomas A. Edison - 1847/1931 - precursor do cinema educativo

- Nas primeiras décadas do século XX surgiram companhias criadas especialmente para produzir e distribuir filmes educativos para escolas, igrejas, clubes, instituições políticas e organizações industriais.

- 1898 - França - nascimento do filme educativo: Dr. Doyen (nova menção) autoriza Clement Maurice (produzido pela Pathé) a filmar as intervenções cirúrgicas por ele realizadas no Hotel Dieu. Filmes exibidos em São Paulo em 1902 no Cassino Paulista, sob os títulos: Trepanação, Operação Cesariana, Extração de um papo, Operação de um quisto, Laparotomia, Amputação de uma perna e Extração dos rins. Filmes causaram escândalos.

- 1897 - Alemanha - alemães reivindicam pioneirismo - Schuster: filmes sobre doentes de Parkinson, mioclomia, hemiparesia, ataxia e sinal de Bomberg.

- 1898 - Berlin - cirurgião Ernst von Bermanm - filmagem por Oskar Messter de amputação de perna na Clínica Cirúrgica da Universidade de Berlin.

- Oskar Messter - pai do cinema e educativo e científco na Alemanha. - Filmagem em câmera lenta.


O cinema no ensino médico

- Século XX - microcinematografia - precursores: Witkins (EUA), Jean Comandon (França)

- condensação artificial do tempo - von Ries - suiça - filmagens pioneiras de fenômenos cinéticos lentos como o da divisão celular do ovo fecundado.

- Kraepelin - filmes sobre o comportamento de pacientes psiquiátricos.

- 1919 - Hamburgo - endocinematografia - Pancocelli-Calzia

- 1924 - Roentgencinematografia - Comandon e Lomon (França) / Gottheiner e Jacobsohn

- filmagen com Raio X - pouco antes da Segunda Guerra.

1907 - primeiro filme médico brasileiro - Chapot-Prevost (médico) - Hospital de São Sebastião do Rio de Janeiro - separação de duas irmãs xipófagas.

- Alberto Federmann - Instituto Biológico - responsável por muitos filmes médicos desde a década de 1920.

- Menção aos técnicos do INCE que a partir de 1936 foram resposáveis por inúmeros filmes médico-científicos.

- Benedito J. Duarte - a mais notável contribuiçao ao cinema educativo brasileiro com 30 anos de atividade ininterrupta. Filmagem do primeiro transplante cardíaco na Amérca do Sul - 1968


De 1950 aos anos 90

- 1950 -Expansão na promoção do cinena educativo brasileiro. Até os anos 70.

- Filmotecas: Embaixadas, empresas privadas, INCE RJ, Serviços de Recursos Audiovisuais do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (Cidade Universitária), Secretarias Estaduais de Educação e outras.

- Filmoteca da Shell - 1941 - 60 anos de funcionamento, constitui um dos mais belos exemplos de colaboração da iniciativa privada para a educação do país. Centenas de filmes em 16mm.

- 1960 - SRAV - Além de produzir filmes educativos nacionais, funcionou como centro equipado para tradução, adaptação e dublagem dos melhores filmes educativos disponíveis no mercado internacional. Pertenceu ao SRAV uma as figuras de maor importância no cinema educativo brasileiro: Chicrala Haidar - diretor, produtor e adaptador - filmes industriais.

- 1960 - Ilka Brunhilde Laurito: cinema para crianças no Brasil, tanto educativo como recreativo.

- Seção de Recursos Audiovisuais do Setor de Assistência Pedagógica do Serviço de Ensino Secundário e Normal do Estado: apoio e iniciativas de desenvolvimento da educação por meio do audiovisual.

- Anos 70 - cinema educativo sofre impacto da expansão a televisão no Brasil. Por outro lado surge a produção audiovisual educativa destinada à TV. Destaque para Fundação Padre Anchieta / TV Cultura e sua produção edcativa para a TV e para distribuição em 16mm nos anos 70 para escolas e instituições.

- Thomas Farkas - destaque para sua contribuição para o cinema educativo brasileiro.

- Anos 80 e 90 - Decadência do "Cinema Educativo Brasileiro". Extinção das instituições produtoras governamentais.



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