segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Objetivo da Educação a Distância

Fichamento: O Objetivo da Educação a Distância (Capítulo 3)
MOORE, Michael & Kearsley, Greg. Educação a Distância

Educação por Correspondência e Estudo em Casa

Neste primeiro momento do capítulo, os autores tratam desta modalidade de ensino-aprendizagem em que o principal meio de comunicação é o texto enviado pelo correio. O DETC – Conselho de Educação e Treinamento a Distância – estima mais de 4 milhões de alunos matriculados em cerca mil cursos de 60 instituições de ensino nesta modalidade nos EUA.
O texto menciona diversas instituições americanas que trabalham com educação por correspondência e depois conclui dizendo que, nestas instituições, o grau de interação do aluno com o instrutor é, geralmente, muito pequeno; e o grau de interação aluno-aluno é inexistente. São cursos onde a forma de estudo é “individual e autodirigida”.

Estudo Independente

Estudo independente é uma expressão criada nos anos 60 por “administradores universitários para descrever seus cursos por correspondência e para diferenciá-los das escolas com fins lucrativos”. Estes cursos incluem ainda outras tecnologias, como video, transmissão via TV, CD-ROMs e internet.
São, em sua maioria, cursos com conteúdos mais acadêmicos, como graduações de 2 anos, bacharelados ou mestrados, e os alunos tem que ser aprovados para poder cursar.

Substituição da Mídia Impressa pela Mídia Eletrônica

Pergunta feita pela American Association of Collegiate Indepent Study, em 2001, aos seus associados: “Quando você acredita que o número de alunos matriculados nos programas de seus cursos on-line excederá aquele baseado em material impresso? Os respondentes indicaram: 0-5 anos: 29%; 6-10 anos:42%; 11-20 anos: 8%; mais de 20 anos: 4%; nunca: 0; já excederam: 13%”.

Telecursos

Telecursos são cursos cuja principal tecnologia é o vídeo gravado, não ao-vivo. Ele pode ser distribuído/transmitido por videoteipes, cabo, satélite ou internet.
Há, nos EUA, uma organização administrada por 348 estações de televisão públicas, chamada PBS, que “atua como centro de coordenação nacional para telecursos de faculdades”. De acordo com o texto, “todo ano, 60% das faculdades americanas licenciaram telecursos pelo PBS e quase 96% das estações de televisão pública dos EUA transmitiram telecursos de nível universitário”.

Educação a Distância no Ensino Superior: Pesquisa do NCES em 2001

Dentre os resultados divulgados no texto, acerca desta pesquisa realizada pelo National Center for Educational Statistcs em 2001, ressalto os seguintes:
56% de todas as instituiçlões que concedem diplomas ofereceram cursos de educação a distância;
existiram, aproximadamente, 3.077.000 matrículas em todos os cursos de educação a distância oferecidos por instituições com cursos de dois e de quatro anos;
a maioria das instituições usava a internet, com 90% indicando que empregava comunicação assíncrona, e 43%, comunicação síncrona.


Universidades Abertas

A primeira universidade dedicada inteiramente ao ensino a distância foi a University of South Africa, que iniciou suas atividades logo após o término da 2ª Guerra Mundial. Inspirada nela, e em algumas outras experiências, é que foi fundada, em 1969, a Universidade Aberta do Reino Unido (UA). Ela ficou conhecida ao redor do mundo por seu grau de excelência, tornando-se modelo para diversas outras instituições similares.
Muitos dos princípios da UA são seguidos por outras Universidades Abertas, como os mencionados abaixo:
qualquer pessoa pode se matricular, sem levar em conta sua educação anterior;
o estudo é feito em casa, no trabalho ou em qualquer lugar que o aluno escolher;
o objetivo do empreendimento é a grande escala, geralmente nacional;
há grandes investimentos, principalmente de fundos públicos;
é utilizada uma ampla variedade de tecnologias.
Sendo instituições que visam educar à distância, as universidades abertas utilizam muito tecnologias de áudio e vídeo e baseadas em computador. No Reino Unido, a UA tem seus cursos produzidos em parceria com a BBC. Ainda assim, o material impresso constitui a espinha dorsal da maioria dos cursos das universidades abertas.

Televisão Interativa: Redes por Satélite e a Cabo

A forma mais comentada de educação e treinamento a distância nas décadas de 80 e 90 foi a que utilizava satélites para trasmistir os cursos. “Os cursos baseados em satélite geralmente são veiculados aos alunos em grupos de acordo com uma programação determinada pela instituição de ensino. O que os torna diferentes dos telecursos é serem interativos, com feedback, perguntas e discussões transmitidos – usualmente por conexão telefônica – do público para os especialistas em conteúdo, em um estúdio a distância”.
Muitas instituições oferecem serviços para empresas, que as contratam para algum tipo de treinamento específico. Por meio de transmissões de curso via satélite, as empresas perceberam que podiam padronizar o treinamento de seus funcionários, diminuindo custos.
Há, nos EUA, a NTU – National Technological University -, que oferece cursos de mestrado e educação continuada, principalmente na área de engenharia. “A NTU não possui corpo docente ou campus próprio, e usa satélite, vídeo digital compacto e tecnologia da informação para transmistir mais de mil cursos ensinados por professores de 50 universidades importantes para mais de mil locais de operação em âmbito internacional”. Seus clientes são empresas, que selecionam funcionários para fazerem os cursos oferecidos por eles.
Com o surgimento da tecnologia on-line, esses sistemas tiveram que se readaptar. Alguns programas foram extintos, outros fundiram-se às novas tecnologias. “O programa transmitido por satélite pode ser mais adequado para apresentações de preleções ou demonstrações ao vivo ou filmes, ao passo que o programa on-line proporciona oportunidade para a interatividade em pequenos grupos, a comunicação de participantes individuais com os professores e um acompanhamento mais aprofundado das matérias”.

Aprendizado On-Line e Universidades Virtuais

Com o avanço da internet, praticamente todos os cursos a distância passaram a possuir alguma presença on-line. Algumas instituições forma criadas com o intuito de oferecer aprendizado on-line. Foram chamadas universidades virtuais.
Uma destas instituições é a Jones International University, considerada a “primeira universidade integralmente on-line e certificada”. Eles são voltados, principalmente, para o público adulto e têm cursos com caráter de desenvolvimento profissional, tanto em nível de graduação como mestrado. É interessante ressaltar o fato de que metade de seus alunos tem as taxas pagas por seus empregadores.
O texto cita ainda diversas outras instituições americanas, mas creio que vale destacar o fato de que “algumas instituições consideradas universidades virtuais foram criadas como um meio para comercializar um produto”. Os autores citam como exemplo a Barnes&Noble University – que oferece cursos gratuitos ministrados por autores com o intuito de aumentar a venda de livros – e a Macromedia University – com cursos on-line específicos para utilizar seus programas.
Outros exemplos de escolas que se utilizam do aprendizado on-line são as escolas K-12 e também algumas de ensino médio, oferecidas por universidades. A Virtual High School é uma das primeiras escolas de ensino médio virtual, oferencendo “mais de cem cursos em artes, administração, idiomas estrangeiros, linguagens artísticas”, entre outros. “Esses cursos são desenvolvidos e lecionados por professores nas escolas VHS (162 em 2003) localizadas em 21 estados e no exterior. Cada escola participante paga uma taxa anual pra parte da VHS e isso permite o acesso de seus alunos aos cursos”.
Além de escolas e universidades, também existem provedores que oferecem cursos de educação a distância on-line prontos. São empresas de e-learning que chegam até a disponibilizar orientadores on-line, fóruns de discussão, possibilidades de interação com palestrantes, etc.
As forças armadas americanas também se utilizam de tecnologias de ensino a distância, principalmente por possuírem alunos em condições geográficas complexas, como marinheiros em alto mar. “Uma das iniciativas mais ambiciosas é Universidade Virtual do Exército”, que oferece aos soldados “acesso a mais de 168 programas que concedem diplomas e certificação por 32 instituições”, incluindo bacharelados e mestrados.
Existem ainda algumas iniciativas de compartilhamento de cursos. Uma das mais conhecidas é a do MIT – Massachusetts Institute of Technology -, que pretende disponibilizar gratuitamente ao público, seus milhares de cursos. “Para cada curso são fornecidos o programa, as leituras, as anotações de aulas, o horário, as tarefas, os testes e materiais de estudo”. Mas, levando-se em conta que o processo educacional “exige um recurso mais valioso do que leituras e anotações de aula”, no caso, o “valor agregado pelo instrutor e o envolvimento na interação com os colegas”, esta iniciativa tem levantado muitas discussões quanto ao seu verdadeiro valor.

Um comentário:

  1. Sou Jacinto da Beira - Mocambique. Estou interessado em saber os cursos de mestrado a distancia lecionados pela NTU

    Atenciosamente
    Jacinto

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