segunda-feira, 25 de maio de 2009

Criação e Desenvolvimento de Cursos - Parte 02

Elaboração do Guia de Estudo

“O guia de estudo é muito diferente de um livro didático ou de um livro de leituras. Ele tem por finalidade, principalmente, comunicar informações e o guia de estudo pretende comunicar o ensino” (p. 116)

(O guia de estudos é, na verdade, um roteiro a ser seguido pelo aluno, elaborado pelo educador, para que ele siga os passos planejados durante o curso afim de maximizar a potencialidade do curso em alcançar os objetivos propostos)

Criação de Lições ou Unidades

“As informações e as atividades que são comunicadas nos materiais de aprendizado a distância devem se organizadas em lições ou unidades completas.” (p. 116)

“Um dos motivos é que se torna mais fácil para o aluno enquadrar o estudo no estilo de vida adulto normal e ativo. […] Segmentar o conteúdo e as atividades permite que os alunos parem quando desejarem, oferecendo uma sensação de finalização e progresso. Também é mais fácil identificar os problemas dos alunos quando a matéria for dividida desse modo, pois os segmentos podem ser associados a um objetivo ou atividade de aprendizagem específico” (p. 118)

Estilo de Redação

“O guia de estudos tem por finalidade substituir as explicações usuais dadas por um instrutor em sua sala ou sala de aula, e a linguagem deve refletir essa situação” (p. 118)

Layout

“[…] Provavelmente, o fator mais importante na organização do texto impresso é a existência do espaço em branco no documento, para que fique atrativo visualmente e evite sobrecarregar o aluno com muitas informações de uma só vez. […] O uso da cor pode ajudar na estruturação do conteúdo, bem como na produção de um documento ou website atrativo e interessante, porém, a aplicação bem-sucedida depende da compreensão profissional e da seleção criteriosa entre as alternativas possíveis” (p. 119)

MOORE, Michael & KEARSLEY, Greg. Educação a Distância

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